Saúde Integrativa é um novo conceito, uma nova filosofia de trabalho, que está sendo, atualmente, adotada por uma enorme quantidade de médicos. A medicina integrativa é aquela onde o profissional de saúde vai muito além do que simplesmente solicitar exames e prescrever medicamentos ao paciente. São profissionais que buscam solucionar as causas dos problemas, ao invés de apenas aliviar os sintomas. São profissionais que estão finalmente se rebelando contra a ditadura da indústria farmacêutica, que ao criar remédios para tratar determinados sintomas, acabam criando efeitos colaterais até piores do que a doença original.
São, por exemplo, as dores de estômago, gastrite e até úlceras causadas pela medicação anti-inflamatória receitadas para dores nas costas, são os picos de pressão sanguínea advindos dos descongestionantes nasais, são a diabólica dependência provocada pelos calmantes e antidepressivos. O consumo contínuo dos “prazóis” que podem levar a demência.
Muito utilizado para prevenir úlcera, gastrite, refluxo e outros problemas gástricos, os “prazóis” trazem riscos pouco esperados para aqueles que exageram na automedicação: a falta de vitamina B12 no organismo. O uso indiscriminado das estatinas, que deveriam prevenir os acidentes cardiovasculares, mas que na verdade, incluem vários efeitos colaterais irreversíveis: como confusão e perda de memória, problemas no fígado, aumento do açúcar no sangue e fraqueza muscular, além de interações com determinas medicações.
O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. No caso do antibiótico, por exemplo, o uso abusivo pode facilitar o aumento da resistência de microrganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos. Outra preocupação em relação ao uso do medicamento refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro. O uso de medicamentos de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, consequências como: reações alérgicas, dependência e até ao óbito.
Por tudo isso, cada vez mais pessoas procuram alternativas mais abrangentes, naturais e menos agressivas na busca à sua Saúde. E entre várias opções neste sentido, eis que surge a Medicina Integrativa. Em outras palavras, pratica Medicina Integrativa o médico ou profissional de saúde capacitado que:
• procura analisar todos os sinais e sintomas do seu paciente, prestando atenção às possíveis relações entre eles e tratando-os sempre que possível em sua totalidade;
• utiliza várias formas de diagnóstico, tratamento e acompanhamento em benefício do seu paciente, sejam elas naturais ou não, alopáticas ou não;
• objetiva reestabelecer e manter o bem-estar mental e do corpo através das suas práticas e orientações;
• ensina e demonstra a importância da adoção de hábitos saudáveis de vida para recuperar, ter e manter Saúde.
VEJA TAMBÉM: As Med Beds vão Eliminar Todas as Doenças da Humanidade?