Kefir é uma bebida fermentada, originária das montanhas do Cáucaso. É produzida com a submersão temporária dos chamados “grãos ou sementes de kefir” num substrato, como o leite ou água. Estas sementes são as culturas de leveduras e bactérias de ácido láctico.
O Kefir melhora a flora intestinal, auxilia a imunidade e melhora o trânsito intestinal, isso porque é constituído por bactérias e leveduras probióticas, ou seja, as que promovem a saúde geral do sistema digestório.
O Kefir pode ser cultivado de várias formas, as mais comuns são leite e água. O sabor e o aroma do Kefir variam de acordo com a ação metabólica das bactérias e leveduras presentes nos grãos. O mais usual é o Kefir de leite de vaca. O Kefir de água pode ser produzido em água contendo açúcar mascavo ou suco de frutas.
Em um recipiente de vidro bem limpo coloque o leite. Adicione os grãos de Kefir (cerca de 2 a 4 colheres de sopa para cada litro de leite). Cubra com um pano estilo voal (gaze ou fralda funcionam bem) e prenda com um elástico e deixe fermentando entre 24 e 48 horas, em temperatura ambiente e em local longe de luz.