Ler rótulo dos alimentos é algo imprescindível nos dias de hoje. A maioria dos produtos alimentícios contém ingredientes altamente prejudiciais para a sua saúde. Quando você lê no rótulo que uma comida que tem validade de 1 ano por exemplo, algo está errado. Como um alimento pode ter validade de 1 ano? Isso só é possível se ele for bombardeado de conservantes e um montão de ingredientes químicos para manter sua durabilidade e bela aparência.
Veja a lista dos piores ingredientes para sua saúde:
Fique atento, anote todos ingredientes e analise. Afinal, aquele produto que você tanto ama pode não ser tão inocente como você imagina.
ACRILAMIDA
A acrilamida é um produto químico cancerígeno, um subproduto do processamento de alta temperatura. Por exemplo, a fumaça do cigarro também contém acrilamida. Encontrada em alimentos aquecidos acima de 120 graus. Em geral frituras, como as batatas fritas.
Faça um simples teste. Pegue uma batata frita processada e coloque-a em um local cheio de formigas. As formigas não vão devorá-la, porque simplesmente não podem, devido a grande quantidade de conservantes.
Formiga não é boba, nós é que somos!
ADOÇANTES ARTIFICIAIS
Usado como um substituto para o açúcar. Foi recentemente descoberto que os adoçantes artificiais mudam a enorme colônia de bactérias benignas existentes em nosso intestino para bactérias nocivas que aumentam o risco de diabetes e obesidade. Um estudo também descobriu que mulheres que bebem dois refrigerantes diet por dia tem 50% mais probabilidades de morrer de doenças relacionadas com o coração.
Presentes nos iogurtes de baixas calorias, águas com sabor, sucos, gomas, refrigerantes diet e salgadinhos.
Adoçantes artificiais: acessulfame de potássio, aspartame, glicerol, HSH, isomalte, lactitol, maltitol, polidextrose, sacarina, sorbitol e Sucralose.
Existe alguns adoçantes naturais como Stévia, e outros
BROMATO DE POTÁSSIO
Um aditivo alimentar utilizado na fabricação de pão para amaciar e branquear a massa. Bromato de potássio é proibido em diversos países, devido as suas propriedades cancerígenas. O Bromato de Potássio no Brasil é proibido por Lei, enquanto Bromato de Sódio, não consta da legislação específica que autoriza o uso de aditivos para alimentos, incluindo produtos de panificação e farinhas. É particularmente conhecido por provocar o cancro renal e da tireoide. Embora a maioria do bromato de potássio quebre-se durante o processo de cozimento, os testes confirmaram que podem permanecer em produtos de panificação acabados.
Encontrados em pães de sanduíche de fast-food, pizzas congeladas pré-fabricados, massas de marca, assados e processados.
BENZOATO DE SÓDIO
É um conservante de alimentos comum que impede o crescimento de fungos e leveduras. Quando combinados com as vitaminas C ou E, produz o benzeno cancerígeno. O benzoato de sódio priva nossas mitocôndrias (provedoras de energia celular) de oxigênio. Ele também tem sido associado a provocar hiperatividade nas crianças.
Está presente em sucos, conservas, refrigerantes, molhos para saladas pré-fabricados e condimentos.
BHA e BHT (Butil-hidroxianisol butilado e hidroxitolueno)
É um conservante que impede a quebra de gorduras.
O Instituto Nacional de Saúde do EUA afirma que BHT / BHA são razoavelmente cancerígenos para os humanos. Um substituto natural que faz o mesmo trabalho na preservação de alimentos é a vitamina E, que você pode encontrar na seção de comida natural.
Presente na batata frita, cereais, purê de batatas instantâneo, macarrão instantâneo, conservas de carne, cerveja, pães, bebidas e sobremesa, misturas, goma de mascar e outros alimentos.
BVO – ÓLEO VEGETAL BROMADO
BVO é um aditivo alimentar que mantém o aroma em refrigerantes e bebidas de esportes. Ainda é legal nos EUA e no Brasil, mesmo que seja proibido na União Europeia, Japão e Austrália, pois contém bromo, o elemento encontrado em retardadores que tem sido associados a problemas nervosos. Recentemente, os fabricantes da Fanta e do Gatorade anunciaram que tinham removido o BVO de seus produtos, mas muitas marcas de refrigerantes ainda o utilizam, por isso, verifique os rótulos. Melhor ainda, ignore o refrigerante e desfrute de uma água refrescante em seu lugar ou mesmo de um suco natural.
Presente em refrigerantes e bebidas esportivas.
CORANTES ARTIFICIAIS
As cores artificiais têm sido associadas a problemas na tireoide, supra-renal, bexiga e rins. Existem também corantes naturais que são mais recomendados que os artificiais, como urucum, cúrcuma, licopeno, páprica, clorofila e antocianinas.
Encontradas em doces coloridos, cereais, barras de chocolate,sucos, bebidas esportivas.
HFCS – XAROPE DE MILHO
É um açúcar processado e refinado extraído do milho, conhecido por contribuir para diabetes, síndrome metabólica, e muito mais.
Nós consumimos mais calorias do HFCS que qualquer outra fonte.
Encontrado em refrigerantes, doces, lanches de lanchonetes, sucos concentrados, cereais processados, xaropes de café, coberturas de sorvetes, condimentos e muitos outros.
MSG – GLUTAMATO MONOSSÓDICO
É um realçador de sabor conhecido por danificar o centro da regulação do apetite na área do cérebro conhecida como hipotálamo, causando resistência e eliminando a sensação de estar saciado.
Ele é conhecido como um excitotoxina, um produto químico super estimulante. MSG também promove a inflamação do fígado e displasia.
Pode ser encontrado em enlatados, sopas e macarrão instantâneos, misturas de sopas em pó, refeições congeladas, refeições preparadas enlatados, fast food, comida chinesa, pimentão e pimentas enlatados
(verificar no rótulo, pois algumas marcas não tem), feijão enlatado, molho Shoyo, molho para salada e os famosos temperinhos usados para dar um sabor especial na comida (Sazon, Caldos Knorr e Maggi, por exemplo).
NITRATO OU NITRITO DE SÓDIO
É o sal utilizado principalmente na preservação de carne processada.
Nitratos e nitritos têm sido associados ao câncer de pâncreas em ratos.
Diminuir a quantidade de consumo de produto animal também é importante. A ONU afirma em um novo relatório que 70% das doenças modernas são de origem animal.
Presentes em salsichas, bacon, carnes, embutidos e sopas enlatadas.
DICAS ÚTEIS
Produção de alimentos orgânicos obedece rígidas diretrizes que garantem o alimento sem aditivos químicos nocivos. Embora os preços dos alimentos orgânicos sejam maiores que os não-orgânicos, está garantindo uma maior qualidade de vida, sem toxinas desnecessárias que se acumulam no corpo, futuramente talvez você gastará mais para recuperar sua saúde.
O envelhecimento, a falta de paciência, falta de energia, dores de cabeça, doenças cardíacas, alergias, eczema, urticária, asma, arteriosclerose e cálculos não são mais que o acúmulo de ácidos.
Que tal boicotarmos essa mania da indústria alimentícia em utilizar ingredientes danosos à nossa saúde, podemos quem sabe, mudar o paradigma dessas empresas para passar a nos respeitar. Prefira sempre os alimentos naturais e fuja dos industrializados.