O Iodo é um mineral que se faz necessário para a produção da síntese de hormônios da tireoide, os quais são responsáveis pela correta regulações das funções do organismo. Em caso de deficiência de iodo, pode ocorrer bócio (aumento fora do normal da glândula com formato de borboleta localizado abaixo do pomo de Adão).
Já em excesso no organismo, o iodo pode até mesmo causar intoxicação. O funcionamento normal da glândula da tireoide é dependente da presença em quantidade adequada do iodo. Esta glândula sintetiza os hormônios tiroxina (T3) e triiodotironina (T4). Ambos os hormônios referidos possuem múltiplas funções no organismo humano.
Dentre as principais funcionalidades do T3 e do T4, estão suas atuações no crescimento físico e no neurológico, bem como no metabolismo basal, na manutenção da temperatura do corpo e do controle do metabolismo da oxidação celular, dos lipídios, dos hidratos de carbono, das proteínas, da água e de alguns minerais. O iodo, por sua vez, também é um importante aliado do bom funcionamento de alguns órgãos humanos: o coração, os ovários, os rins e o fígado são alguns que podem ser elencados.
• prevenir problemas na tireoide, como o hipertireoidismo, bócio e câncer;
• prevenir infertilidade em mulheres, pois mantém a produção adequada
de hormônios da tireoide;
• prevenir câncer de próstata, mama, útero e ovários;
• prevenir o aumento da pressão arterial em mulheres grávidas;
• prevenir deficiências mentais no feto;
• prevenir doenças como diabetes, problemas cardíacos e infarto;
• combater infecções causadas por fungos e bactérias.
LUGOL (Iodo + Iodeto)
Iodo é uma substância essencial para a tireoide. Necessário verificar antes do tratamento se você não tem anticorpos Anti-TPO. Se o resultado der baixo pode suplementar, no caso de dar alto (Tireoidite de Hashimoto) não pode tomar Lugol.
Dose sugerida: 1 gota de Lugol a 2% dia sim dia não.
Observação: Sempre fazer a suplementação de Selênio junto com o Lugol.
Fontes naturais: atum em conserva, algas secas, ovos cozidos, bacalhau, lagosta, camarão, peito de peru, ameixas secas, banana e vagem.