IOGURTE CASPIAN SEA
Também conhecido como Matzoon ou Mazun, é um iogurte de origem Armênia, situada entre o Mar Cáspio e o Mar Negro, na Europa Oriental. Seu cultivo inicial foi feito com leite de ovelha, cabra, vaca, búfala, numa mistura, fermentado com lactobacilos, estreptococos e uma levedura. Tem consistência firme e viscosa, com baixa acidez, agradando o paladar das crianças e pessoas mais sensíveis à acidez de alguns iogurtes. É de fácil preparo, não necessita de tantos cuidados, bastando adicionar a cultura inicial com leite fresco e deixar descansar.
IOGURTE FILMJOLK
É um iogurte tradicional da Suécia. Se pronuncia Firmiorqui, mas é carinhosamente chamado de FIL pelos apreciadores. De sabor amanteigado, macio e levemente adocicado, em forma de nata, com um leve toque de queijo. Sua consistência é moderadamente grossa, mas não viscosa. É altamente saudável e nutritivo e você pode consumi-lo puro ou desfrutar de um delicioso lanche com frutas e seu cereal favorito. Pode substituir saborosamente o creme de leite e se consegue fazer um delicioso cream cheese.
IOGURTE BULGARICUS
É um iogurte probiótico encontrado na Bulgária, sendo o Lactobacillus bulgaricus uma das cepas de bactérias mais saudáveis que constituem a nossa microflora intestinal. A longevidade do povo búlgaro tem sido frequentemente atribuída ao consumo de grandes quantidades desse iogurte, que tem ótimo sabor, espessura e textura. Ideal para o dia a dia, prático, leve e versátil em várias receitas. Muito procurado no Brasil por ser um dos lactobacilos do famoso iogurte Activia da Danone.
IOGURTE VIILI
Viili Finlandês ou Filbunke Sueco é um iogurte probiótico originário da Finlândia. É espesso e viscoso, de sabor agradável e levemente ácido e doce. É muito apreciado para fazer Smoothies, em função de sua cremosidade e textura. Ideal também para o preparo de mousses e pavês, conferindo leveza e sabor. Aprecie puro com adoçantes naturais ou junto ao seu cereal e frutas de preferência. Leve, suave, fácil de utilizar no cotidiano e ideal para consumo com sua fruta predileta.
IOGURTE AMASI
Iogurte Amasi (Leite Fermentado Africano, Iogurte Africano, Maas). É um iogurte muito popular na África do Sul, apreciado pelas tribos Masai da Tanzania e Quenia. Tradicionalmente servido em um pote de barro (ukhamba em isiZulu) e na região, consumido com colheres de pau. São cultivados dentro de cabaças e consumido puro ou em acompanhamento como uma espécie de polenta ou farofa a base de milho. Seu sabor lembra queijo cottage e coalhada, leve e com baixa acidez. Ideal para preparações doces ou salgadas, extremamente saudável e nutritivo. Amasi é um produto lácteo que traz muitos benefícios de saúde, graças ao seu grande valor nutricional. Este produto lácteo é boa fonte de vitamina B12, boa fonte de cálcio, boa fonte de proteína, baixo teor de gordura, rico em fermentos, oligoelementos, antibióticos e ácido láctico. Entre seus benefícios à saúde incluem: auxilia na absorção de nutrientes, anti-inflamatórios, estimula o sistema imunológico, reduz gorduras indesejadas, combate a diarreia, melhora a digestão, ajuda a reduzir a inflamação e fortalece o sistema imunológico. Amasi é enriquecido com boa quantidade de vitaminas e minerais, oferecendo, assim, o cuidado da pele. Amasi, esfolia a pele morta, dando vigor e elasticidade. Amasi é uma bebida de cultura com mais de 30 probióticos. Ele fornece ao corpo proteínas de alta qualidade, vitaminas, minerais, enzimas, gorduras e probióticos saudáveis. Fermenta-se no leite a temperatura de até 42ºC.
IOGURTE SKYR
Skyr é um iogurte trazido da Noruega para a Islândia, hoje considerado um alimento típico e tradicional na região. Sua pronúncia é Skeer. É um iogurte semelhante ao Iogurte Grego, com consistência encorpada e cremosa. Substitui bem o creme de leite, é fácil de elaborar um delicioso cream cheese, utilizar como topping em várias preparações culinárias, além de molhos diversos e criação de smoothies. Consumido puro ou com frutas, é uma opção muito saudável e prática. Produz um iogurte mais suave que o Kefir e tem sido um probiótico muito utilizado na cozinha islandesa já há mais de mil anos. O Skyr tem 12% de proteínas, 3% de hidratos de carbono, e 0,5% de gordura. Ele é rico em cálcio e vitaminas. Possui baixo teor de gordura, é denso e nutritivo, cerca de 80% do soro removido é concentrado. Promove o controle da microbiota intestinal, principalmente, após o uso de antibióticos. Diminui a população de bactérias maléficas ao nosso organismo, auxilia no sistema imune, no emagrecimento, promove o aumento da absorção de cálcio e outros minerais e vitaminas. Diminui o risco de osteoporose, diminui o risco de câncer de cólon, reduz a atividade ulcerativa da H. Pylori, age na prevenção na dermatite atópica, diminui a distensão abdominal, a flatulência na Síndrome do Intestino Irritável (SII), previne doenças cardiovasculares, diminui concentrações plasmáticas do LDL-colesterol, promove efeitos anti-hipertensivos, previne infecções urogenitais, auxilia no tratamento e prevenção da diarreia aguda, colabora para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias, eliminando assim o excesso de glicose e colesterol, favorecendo, então a diminuição do triglicérides totais no sangue.
Possui efeito bifidogênico, isto é, estimula o crescimento das bifidobactérias, responsáveis por inibirem a atividade de outras bactérias que são putrefativas e intoxicantes. Fermenta-se no leite a temperatura de até 40ºC.
IOGURTE BUTTERMILK
Buttermilk é o soro do leite coalhado que resulta do processo de fabricação da manteiga. Por esse motivo, ele é menos calórico que o leite normal, já que a gordura foi utilizada para a fabricação da manteiga. Apesar do nome, traduzindo ao pé da letra: leite de manteiga, o ingrediente não tem nada a ver com o nome em si, pois é pouco gorduroso. Seu aspecto é líquido e tem um sabor ligeiramente ácido. Tradicionalmente usado na culinária dos Estados Unidos, o Buttermilk pode ser usado no lugar do leite de vaca em preparações culinárias diversas, tornando as receitas mais saudáveis, requintadas e saborosas. Tem a propriedade de conferir sabor e maciez em pães, bolos, biscoitos, panquecas, cupcakes, waffles e muitas outras. Além disso, age como amaciante em carnes e aves, e acrescentando cremosidade em sopas, molhos e massas, sem aumentar as calorias. Possui bactérias Mesofílicas e fermenta-se no leite a temperatura entre 20 a 25ºC.
IOGURTE YONAH SCHIMMEL
O iogurte Yonah Schimmel é feito através da incubação do leite com culturas vivas e caracteriza-se por ser um probiótico tradicional em Nova York.
Cultura de mais de um século, cuja origem remonta ao Leste Europeu. A História do Yonah Schimmel – o iogurte de Trotsky – é de origem Rumena. Sua estirpe foi levada pelo Rabi Yonah Schimmel em 1910, para Nova York, onde abriu uma padaria com o mesmo nome do probiótico: Yonah Schimmel Knishes Bakery. Esse é um probiótico lendário que era consumido por nada mais nada menos que Leon Trotsky, e puxa para sabor de queijo. É algo entre o Filmjölk e o Skyr, mas não tem o mesmo sabor do Bulgaricus.
Embora a padaria de Yonah Schimmel mantenha o segredo sobre como o iogurte é feito e qual cultura foi exatamente trazida, segundo KATZ em A Arte da Fermentação (2012), baseia-se na estirpe Lactobacillus delbrueckii subsp. É um Iogurte thermophilus e fermenta-se no leite a temperatura entre 20 e 50ºC.
IOGURTE LANGFIL
Langfil é um dos leites fermentados mais antigos provenientes da Suécia, utilizado regularmente na região norte do país. É uma variedade dos leites fermentados viscosos elaborados com culturas iniciais mesofílicas (melhor crescimento entre 25°C e 40°C). Possui uma viscosidade única, atendendo aos paladares que apreciam essa consistência, além de sabor levemente amanteigado, cremoso, leve e suave, sendo muito versátil na cozinha. Para quem já conhece um pouco mais, seu aspecto lembra uma versão mais elástica do iogurte Filmjölk. É usado geralmente no café da manhã, junto com frutas frescas, cereais ou como opção de lanche da tarde ou ceia, adoçado com o que desejar (açúcar, mel ou adoçante).
IOGURTE PIMMÄ
Cultura probiótica de origem escandinava (Finlândia), descoberta por agricultores que perceberam que o leite de vacas que se alimentam da planta Butterwort, talhavam melhor e conferiam certas características agradáveis à bebida. É um iogurte mais fino, textura suave e às vezes pode ter uma consistência elástica semelhante a mel, é um pouco menos doce que o Viili e com leve sabor de queijo fresco. Geralmente o PIIMÄ é usado sempre como bebida, não sendo indicado para dessorar e formar cremes ou queijos. Para melhores resultados, sempre utilize leite integral ou cru.
Devido à sua procedência, o iogurte PIIMÄ se adapta bem em climas mais frios. Em um clima mais quente, ele apenas fermenta mais rápido, ficando fermentado e com soro mais cedo que outras variantes de iogurtes. O creme de PIIMA, pode ser usado no lugar do creme de leite ou natas, além de excelente para molhos e saladas. Em alguns casos serve também como uma espécie de manteiga probiótica fina ou pode ser adicionada ao leite e consumida como bebida láctea. Fermenta-se no leite a temperatura entre 20 e 24 ºC.